5 hábitos dos americanos que são diferentes dos brasileiros

E aí, pessoal. Tudo bem?

Após mais de um ano morando fora do Brasil, passamos a entender um pouco mais sobre o que é viver distante de sua cultura e de seus hábitos.

Ainda temos muito o que aprender, mas, neste pouco tempo, pudemos lidar com diversas situações em que nos pegamos admirando o jeito americano de fazer certas coisas, mas, por outro lado, nos vimos fazendo a seguinte pergunta: por que os americanos fazem isso? Por que? 🙂

No post de hoje, vamos falar sobre 5 hábitos dos americanos que nos deixam com a pulga atrás da orelha.

American flag

1 – Uso do celular ao volante

Eles usam o celular o tempo inteiro: com o carro andando, com o carro parado no sinal, fazendo manobras… Isso é uma coisa incrível.

Eu, Rebeca, não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo. Me atrapalho toda e quando tento utilizar o celular dirigindo, quando vejo, o carro já está quase fora da pista. Para vocês terem uma ideia, não consigo nem utilizar o aplicativo de GPS pelo celular dirigindo. Prefiro o GPS normal… aquele que fala e eu não preciso ficar olhando a tela. 🙂

Por este motivo, não consigo entender como eles conseguem fazer isso. Como conseguem digitar mensagens ao volante? Como conseguem fazer vídeos ao volante? Isso desconcentra!

É comum percebermos alguns carros fazendo a mesma coisa (saindo da pista lentamente) e, quando vamos ultrapassá-los, é “tiro certeiro”. O motorista está ao celular.

Este hábito é tão forte entre os americanos, que é normal ver diversos avisos de “Don’t Text and Drive” pelas estradas. Mas, muitas pessoas não respeitam.

E o resultado disso é visível: é muito comum vermos acidentes entre dois ou mais carros. Percebemos que, na grande maioria das vezes, envolvem pessoas jovens. E logo pensamos que, possivelmente, estavam ao celular.

shutterstock_40201624

Aviso de Don't Text and Drive na estrada.
Aviso de Don’t Text and Drive na estrada.

 

2 – Arrotar em público

Certa vez, mencionamos este hábito em um dos nossos posts de review de restaurante. Você pode conferi-lo aqui.

Não conseguimos entender os motivos de os americanos serem tão educados para certas coisas e tão “mal educados” para outras. Este é um exemplo fortíssimo disso. Na verdade, para eles, parece que isto é normal e não demonstra nenhum tipo de falta de educação. Entendemos que é uma questão cultural mesmo. Eles também devem achar algumas coisas que nós brasileiros fazemos, uma nojeira.

É comum estarmos em um restaurante e o colega da mesa ao lado soltar um arroto daqueles. Argh! Que estranho.

Eles fazem isso em todos os lugares. Em restaurantes, nos corredores dos mercados, na rua, em lojas, no elevador… E você acha que ficam sem graça? Claro que não! Nós, que estamos ao lado é que ficamos.

Agora que você já sabe que isso é “normal” entre eles, pode até dar SAÚDE! quando passar por esta situação.

3 – A quantidade de filhos

Repare pelos parques. Eles raramente têm apenas um filho. São dois, três, quatro… Já vimos famílias com SEIS FILHOS!

E sempre nos perguntamos: “como eles conseguem?”. Como eles conseguem cuidar de tantas crianças com a devida atenção? Como eles conseguem educar tantas crianças da maneira que consideram correta?

Outra peculiaridade é a idade dos pequenos. Sempre com intervalos curtos entre um e outro, ou seja, os pais vão “engatando” um filho no outro.

Isso, para a realidade do Brasil (falando das classes média e alta, que normalmente possuem um ou dois filhos), é muito distante, pois no nosso país, para se ter ensino de qualidade, é preciso matricular os filhos em escolas pagas, a alimentação é cara, os custos com impostos são altos e por aí vai. Nos Estados Unidos, há muitas escolas públicas de qualidade para os pequenos. Difícil é pagar as faculdades de todos no futuro. :/

Ben-Jennifer--z

image-1-for-cos-gallery-223107631

4 – Não se importam com a aparência

Boa parte dos americanos realmente não se importa com o que os outros pensam da sua aparência. Eles vão sim ao mercado de pijama, vão de moletom para o shopping, muitas meninas costumam usar roupas esportivas que as deixam com aparência de atletas em locais onde deveriam estar mais bem vestidas, usam o cabelo todo bagunçado, as unhas mal feitas…

O hábito de ir toda semana ao salão de beleza fazer as unhas e pintar o cabelo não existe para “pessoas normais”, como acontece no Brasil.

E isso, se você for analisar, não deixa de ser algo bacana, pois o que importa é ser quem eles são, gostar das pessoas como elas são, gostar do interior e não do exterior. Não colocar a beleza em primeiro plano.

unhas-descascando1

julie-coque-1

funniest-people-of-walmart-16

5 – Do it your self

Traduzindo ao pé da letra, faça você mesmo.

E isso é algo que realmente acontece. Os americanos cortam suas gramas, pintam suas casas, fazem suas mudanças, montam seus móveis, cuidam dos seus filhos… tudo sozinhos. Sem ninguém para ajudar. Claro que há exceções e alguns optam por contratar empresas especializadas prestadores de serviços, mas a maioria “se vira nos trinta”.

Confessamos, que isso pode assustar um pouco a princípio, pois no Brasil, sempre se tem uma ajuda de um amigo ou tio, alguém da família para fazer qualquer coisa. Ou então, contrata-se empresas especializadas para o que precisar. Mas, para os americanos é diferente. Enquanto eles tiverem saúde para colocar a mão na massa, eles vão colocar. E sozinhos.

maxresdefault

Vale reforçar que este post não é para denegrir a imagem dos americanos e muito menos dizer que o Brasil é ruim ou que os Estados Unidos é maravilhoso. Apenas pontuamos alguns hábitos americanos que são diferentes dos brasileiros. Diferente não quer dizer nem melhor e nem pior.

Quem está certo e quem está errado? Ninguém. Cada um faz o que acha melhor para a sua vida e de acordo com a sua cultura. 🙂

Até o próximo post!

Se você é um dos viajantes dos próximos meses e ainda não fez seu roteiro de viagem, conheça o guia completo Rumo a Orlando clicando aqui. Temos certeza que ele ajudará bastante na sua viagem, pois tem 23 dias de programação sugerida, passo a passo e indicações de agendamento de Fast Pass, guia de GPS completo com endereços, sugestões de locais para compras e restaurantes, rota a seguir dentro dos parques e diversas dicas importantes para uma viagem internacional.

ipad2

Se inscrevam em nosso canal no Youtube para não perderem nenhuma dica nossa sobre Orlando.

 

Acompanhe nossos passos:

INSTAGRAM

FACEBOOK

3 thoughts on “5 hábitos dos americanos que são diferentes dos brasileiros

  • 2 de fevereiro de 2016 em 12:44
    Permalink

    Esqueceu de um muito comum. Quando os americanos estão comendo e colocam a mão na comida, eles não usam guardanapo para limpá-las. Lambem os dedos. Rs

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2016 em 12:57
    Permalink

    Esqueceu de quando tomam leite junto com a comida (jantar, por exemplo).

    Resposta
  • 11 de fevereiro de 2016 em 17:43
    Permalink

    Muito bom o artigo. Faltou falar da distancia entre duas pessoas. Os brasileiros tem o hábito de falar na sua cara, aqui isso não é legal, tem que haver o personal space.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.