Como é o Ano Novo no parque Epcot?

Neste post, nós vamos lhe contar como é passar o Ano Novo no parque Epcot, o que pode ser encontrado por lá e se vale a pena ou não, incluir esta programação no último dia do ano.
 

POST ATUALIZADO EM 17/07/2020

 

E aí, pessoal! Tudo bem?

Hoje nós vamos contar aqui sobre o dia que passamos a virada do ano no parque Epcot, em 31 de dezembro de 2014.

Para você que nunca foi e está aí pensando se vai ou não, seja porque leu que é lindo ou porque leu que é muito tumultuado, vamos mostrar como foi a nossa experiência para você poder decidir.

Nossa “jornada” neste dia, começou às 16h. Optamos por ir para o parque neste horário, pois seria um tempo razoável para aproveitarmos o local, tirar fotos, ver a movimentação, lanchar e depois, aguardar pelos shows noturnos. Oito horas no Epcot seriam mais do que suficientes para fazer tudo isso sem nos cansar muito. Não tínhamos intenção de brincar nas atrações e logo mais à frente você vai entender os motivos…
 

DSC_0010

 

O trajeto e a chegada ao parque foram muito tranquilos. Levamos o tempo normal, sem pegar trânsito algum. O lado ruim foi que, por termos chegado tarde, paramos em um dos últimos estacionamentos. O fluxo de carros dentro do Parking Lot era enorme. Muitos veículos estacionados nas gramas, porém, com a organização de sempre. Percebemos muito mais Cast Members trabalhando na área do estacionamento do que o normal.
 

DSC_0008

 

Stress zero para entrar no parque também. O Epcot, a esta altura do dia, ainda não estava com seu nível de lotação máximo. Na verdade, nesta data, ele não chegou a ser fechado em nenhum dos níveis de lotação estipulados pela Disney, inacreditavelmente (este é o parque que fica mais cheio nesta data, anualmente). Já seu vizinho Magic Kingdom fechou às 09:30h. Loucura, loucura, loucura!

 

DSC_0020

 

Sobre as filas nas atrações, bem… Podemos dizer que não é o melhor dia para voar na asa delta do Soarin, ir para o espaço na Mission Space, muito menos, correr a 105km/h nos carros do Test Track. 😅 O tempo de espera nestas, que são as atrações mais bacanas do parque, chegava a quase 4h. As filas alcançavam a parte externa da área de espera. Insano! Na área de espera do Soarin havia até um policial de fora da Disney para controlar a multidão no caso de confusão.

 

DSC_0043

DSC_0015

DSC_0025

 

Atrações secundárias do parque, como Journey into Imagination, Gran Fiesta Tour e Living with the Land, também estavam muito cheias. Algumas alcançavam 1h de espera. Achou pouco? Pois bem… em dias normais, você entra direto, sem fila, em todas elas…

Ainda no quesito filas, quem vai ao parque neste dia também precisa estar preparado para não poder ir ao banheiro e não poder comer rapidamente. Além disso, você ainda demora para encontrar uma mesa em todos os restaurantes. Tem fila grande até para pegar um chapéu e uma corneta, que são distribuídos gratuitamente para que a festa à noite fique mais animada.

 

DSC_0029

 

Apesar do grande fluxo de pessoas no parque ao longo do dia, tudo funciona muito bem. Não falta nada nos banheiros, não falta comida nos restaurantes e nos locais onde o trânsito de pessoas poderia ficar tumultuado, há marcações no chão e “Cast Members guardas de trânsito” para direcionar para a direita as pessoas que estão indo e para a esquerda, as que estão vindo (ou vice-versa). É tudo muito organizado e civilizado. Você não vê ninguém brigando, correndo ou desrespeitando as regras.
 

DSC_0045

 

O único momento em que o grande fluxo de pessoas atrapalhou, foi no World Showcase quando acabou o show de fogos no lago, que neste dia acontece às 18h. Uma multidão. Impossível andar rápido.
 

DSC_0054

 

Percebemos muitas pessoas sentadas nos bancos e no chão em vários locais do parque. Parecia que estavam guardando energia para a noite ou que estavam mesmo entediadas por estarem em um parque cheio, sem poder aproveitar as atrações por causa das filas enormes. Esta cena não é comum em dias normais.

 

DSC_0023

 

Agora vamos falar de coisa boa? 🙂

Os shows são maravilhosos. Às 18h acontece o show de fogos no lago, que é considerado um dos melhores shows de todos os parques. Imperdível e emocionante.

No intervalo das 18:30h às 23:30h, acontecem as festas nos pavilhões dos países. E é aí que a coisa fica boa! Muita animação, bebida e música. O pessoal se diverte mesmo e você percebe que, em sua grande maioria, são moradores de Orlando. Os turistas optam mais por jantar em um restaurante legal, então, quem mais curte as pistas de dança são os “locais” mesmo. O pessoal fica bem alegre, mas tudo civilizado. Não vimos briga, nem confusão de pessoas bêbadas, apesar de termos visto muita, mas muita gente mesmo, bebendo bastante. E apesar disso, a festa ainda consegue agradar famílias com crianças. Ou seja, é bom para todo tipo de pessoas. Jovens, idosos, crianças, casais, famílias, solteiros, etc.

 

DSC_0060

 

Você encontra pistas de dança nos seguintes países:

 

Estados Unidos – toca música latina. Isso mesmo que você leu. 🙂 Até a Cláudia Leite ouvimos por lá…

Japão – esta foi a coisa mais louca (diríamos, nerd) que vimos. Logo ao chegar ao pavilhão, percebemos que havia um DJ. Ele estava super animado, dançando demais, assim como algumas pessoas na pista de dança. Porém… não estávamos ouvindo nenhuma música! Será que estamos surdos? Será que estamos loucos? Não. Não tinha música alta mesmo. As músicas tocavam nos fones de ouvido de cada pessoa que quisesse se conectar com o DJ pelo celular. Para participar da brincadeira era preciso acessar um site disponibilizado pela Disney, se inscrever e começar a dançar com seu fone de ouvido. Eita, coisa estranha!

Itália – DJ tocando muita música eletrônica e a galera mega animada dançando. Achamos o mais legal de todos naquele momento. Até chegar à China…

China – Também havia um DJ tocando música eletrônica, só que as músicas eram muito mais legais e as pessoas estavam muito mais empolgadas. Ganhou em disparada. 😀

Área da fonte do Future World – o DJ desta área estava pegando mais leve, tocando músicas mais para o Pop. Nesta área, havia muitas famílias com crianças. Talvez por ter mais espaço ou por causa do tipo de música mais light mesmo. Deste local, é possível ver a Geosfera (símbolo do parque), que nesta data fica iluminada com a contagem regressiva para a virada de ano. Muito bacana.

 

DSC_0065

 
 

Está gostando das dicas deste post? Então, saiba que ela e muitas outras se encontram em nosso Guia Digital Rumo a Orlando Direto ao Ponto.

Se você é um dos viajantes dos próximos meses e ainda não fez seu roteiro de viagem, conheça este material didático clicando aqui e aqui.

São 391 páginas com o passo-a-passo para você fazer o planejamento da sua viagem sozinho e roteiros para seguir dentro de cada parque da cidade. Temos certeza que ele ajudará bastante na sua viagem, pois tem 23 dias de programação sugerida, passo a passo e indicações de agendamento de Fast Pass, guia de GPS completo com endereços, sugestões de locais para compras e restaurantes e diversas dicas importantes para uma viagem internacional.

 

ebook rumo a orlando

 

Clique aqui para comprar
Clique aqui para comprar

 
 

Se bater a fome durante o seu percurso pelos países, basta parar em qualquer pavilhão, escolher a sua especiaria e comer. Aliás, esta é uma das graças do passeio de qualquer pessoa que está dentro do parque: andar pelos pavilhões dos países e comer por ali.

Faltando 2h para a hora da virada, as pessoas começam a se direcionar para o local de onde escolheram assistir à queima de fogos principal, que começa às 23:40h em ponto.

Inicialmente, acontece um show de fogos e águas, e depois, cada país tem a sua queima de fogos. China e Japão soltam seus fogos primeiro. Depois, todos os países da Europa: Alemanha, Noruega, Itália, França e Reino Unido; e mais o Marrocos. E por último, Canadá, México e Estados Unidos. A queima de fogos de cada país é bem pequena.

Faltando 10 segundos para a meia-noite, começa a contagem regressiva para os fogos principais. Vale muito a pena ficar para ver este espetáculo. São muitos fogos, muito mesmo. 😀 O céu fica iluminado de cores e a “batida” final é de deixar o queixo caído.

Assim que acabam os fogos, apesar de o parque ainda ficar aberto por mais 1h, a grande maioria dos visitantes se direciona para a saída. E é aí que o perrengue começa e a alegria acaba…
 

DSC_0079

 

A grande maioria das pessoas opta por ir a pé para o estacionamento, não utilizando os trens, que ligam a saída do parque ao longo percurso do Parking Lot.

Ao chegar ao carro, todos se acomodam e… esperam. Esperam muito! O trânsito para sair do parque é simplesmente surreal. Ficamos exatamente duas horas e meia esperando dentro do carro, com ele desligado, e ninguém andava. Optamos por parar o carro em uma vaga, colocar o despertador para tocar de hora em hora, e dormimos. Caímos no sono por todo este tempo e o trânsito ainda estava lá, parado. E após conseguirmos sair do parque, ainda pegamos mais 30 minutos de lentidão. Ou seja, nosso Réveillon terminou quase às 04h da manhã por conta do enorme engarrafamento.

 

Nossa avaliação do dia:

 

A festa e os fogos foram maravilhosos. Valeu muito a pena conferir tudo isso de perto, mas em nossa opinião, não repetiríamos a dose por causa do congestionamento que pegamos de madrugada, após um dia cansativo de parque. Já sabíamos que enfrentaríamos isso, então, até que não nos estressamos tanto, mas no fundo no fundo, essa parte da brincadeira não foi nada bacana.

A viagem de férias em Orlando já é exaustiva e ficar parado, literalmente, tira toda a magia da noite e ainda te deixa exaurido para o dia seguinte, quando você precisa estar novamente disposto para seguir para mais um dia de diversão.

Mas isso vai do gosto do cliente. Se você não se importar em passar por este transtorno no fim da festa, vá. A comemoração é linda, os fogos são espetaculares e as pistas de dança, muito animadas. Neste quesito, vale muito a pena.

 

Aqui vão algumas dicas que achamos válidas para quem optar por encarar o dia 31/12 em Epcot:

 

– Avalie seu horário da chegada considerando duas coisas: a quantidade máxima de horas que você vai aguentar ficar no parque até a hora da virada e o nível de lotação (que você pode acompanhar online em sites especializados) para que você não encontre o parque fechado quando chegar. Em nossa opinião, não é interessante chegar às 09h, por exemplo, e ficar até meia-noite, pois é extremamente cansativo.

– Quem vai muito cedo, por volta das 09h, costuma pegar bastante congestionamento nos acessos ao parque.

Se você nunca visitou este parque, recomenda-se fortemente que agende uma segunda visita a ele ainda nesta viagem para que consiga brincar nas atrações, pois no dia 31/12 será praticamente impossível aproveitá-las.

– Quem vai com carrinho de bebê ou com cadeira de rodas, é melhor ficar nos gramados, pois é impraticável andar pela multidão sem ser incomodado.

– Chegue com 1h de antecedência (ou mais) aos locais de onde escolher assistir aos shows no entorno do lago para conseguir pegar um bom lugar.

Para assistir ao show das 23:40h, escolha um local que dê fácil acesso à sua saída do parque, pois o fluxo de pessoas saindo ao mesmo tempo é ENORME e, acredite, você vai precisar sair rápido do parque para tentar não pegar o congestionamento que pegamos.

– Se quiser jantar em restaurantes bacanas, com serviço de mesa, é imprescindível ter reserva, que costumam se esgotar logo quando se iniciam, com 180 dias de antecedência.

Seu ingresso normal de admissão ao parque dá direito a participar de todos os eventos descritos acima. Não é preciso pagar nada extra, a não ser o que consumir nos restaurantes ou comprar nas lojas.

Ir ao banheiro e lanchar antes de sair do parque é essencial. Lembre-se que você vai ficar muito tempo parado dentro do carro.

– Nunca, em hipótese alguma, esqueça-se de onde seu carro está estacionado.

Utilize roupas adequadas para o frio. Calça jeans, sapato fechado, casaco grosso, gorro, luvas e cachecol são imprescindíveis. Leve toalhas ou cangas para colocar no chão, se quiser usar o gramado. Há pessoas que levam cartas para passar o tempo, edredons para usar como tapete e para se cobrir, e muitas levam lanches.

Avalie se sua família vai aguentar encarar o congestionamento da saída do parque. Se não, é melhor optar por fazer a ceia em um restaurante da cidade, longe do tumulto dos parques.

 

Se você não quiser encarar o Epcot neste dia, programe a sua visita para o dia 01/01. Ele estará super vazio. Já utilizamos esta “tática” e podemos garantir que dá certo. O parque será praticamente seu, com pouquíssimo tempo de espera nas filas. 😉

Para ver nosso dia no parque na íntegra, confira o vídeo abaixo:
 

 

Até o próximo post!

 

Para ser avisado quando um novo post aqui no Blog for ao ar, assine gratuitamente nossa Newsletter clicando aqui.

 

Veja o que o Rumo a Orlando pode oferecer de serviços para a sua viagem:

 

 

11 thoughts on “Como é o Ano Novo no parque Epcot?

  • 2 de janeiro de 2015 em 19:02
    Permalink

    Achei muito legal o site de vocês… Para mim o lugar mais maravilhoso do mundo é a Disney, pois é simplesmente mágico!!! Fui duas vezes a Orlando/Disney e por mim iria todos os anos…. O vídeo sobre o Epcot no dia 31 foi ótimo para ter uma noção do que é o evento e o que esperar do parque nesse dia! Tenho vontade de passar um natal/ano novo na Disney e o vídeo me ajudou para eu saber como devo me programar para usufruir da melhor forma possível!!! Beijos

    Resposta
    • 2 de janeiro de 2015 em 20:33
      Permalink

      Obrigado, Monick.
      Estamos produzindo muito mais conteúdo deste tipo para facilitar a vida de quem está planejando as próximas vindas para Orlando. 🙂
      Abraços

      Resposta
  • 2 de janeiro de 2015 em 19:13
    Permalink

    All comments super correct!

    Resposta
  • 2 de janeiro de 2015 em 23:45
    Permalink

    Passei o ano novo de 2009/2010 no EPCOT, foi sensacional! Mas chegamos super cedo e fomos direto pro Soarin (que estava sem fila) e guardamos o fast pass para o Test Track, conseguimos aproveitar todas as atrações ainda antes do almoço, porque planejamos tudo. Realmente valeu a pena, porque depois o Soarin marcava 5:30 de fila!
    Na parte da noite foi mais difícil de se locomover e as 20h, já estávamos sentados (devido ao cansaço e pra guardar lugar haha) no chão do pavilhão da França pra ver os fogos. A fila do banheiro estava enorme, demorou mais do que pegar um lanche no pavilhão dos Estados Unidos.
    Além disso, foi muito lenta nossa saída do parque e depois do estacionamento com o carro, mas valeu cada segundo.
    O segredo do ano novo nesse parque é se planejar pra conseguir aproveitar tudo!

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2015 em 23:58
    Permalink

    Olá, uma dúvida, me falaram que tem que comprar o ingresso específico para a festa de ano novo, é isso mesmo? e onde compro, não consegui achar, obrigada

    Cristiane

    Resposta
    • 3 de dezembro de 2015 em 15:14
      Permalink

      Oi Cristiane, tudo bem?

      Quem falou estava equivocado. Isso não é verdade.
      Para o ano novo nos parques Disney, basta ter o ingresso normal de acesso ao parque. 🙂

      Abraços.

      Resposta
  • 11 de outubro de 2016 em 21:17
    Permalink

    Ola, no dia que vcs foram ao Epcot e entraram as 16h, ja estava em alguma fase de lotacao o parque? Pq terei somente ingresso simples

    Resposta
  • 24 de outubro de 2016 em 01:14
    Permalink

    olá! resolvemos nos hospedar no beach club para podermos ir a pé ao epcot no reveillon. acha que conseguiremos entrar umas 21h? pensei tambem em jantar no hotel e curtir a festa no epcot, mas estaremos com duas crianças…

    Resposta
    • 7 de novembro de 2016 em 19:26
      Permalink

      Oi Bruna, tudo bem?

      Infelizmente, não há como prever.
      Pode ser que consiga e pode ser que não. :/

      Abraços.

      Resposta
  • 15 de dezembro de 2016 em 12:17
    Permalink

    Ola!!! Gostaria de saber se realmente não é necessário ingresso ‘extra’ para o ano novo no Epcot ou sea?

    Resposta
    • 8 de janeiro de 2017 em 21:08
      Permalink

      Oi Michelle,
      Para passar o ano novo nos parques só é preciso o ingresso de admissão normal.

      Abraços.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.