Como evitar problemas na alta temporada em Orlando

Olá, leitores. Tudo bem?

 

A seguir vamos falar em detalhes sobre um assunto bastante procurado pela maioria dos turistas que resolvem viajar para Orlando na alta temporada. Muitas vezes esta é a única opção devido às férias das crianças, trabalho ou ambos, e para muitos, é aí que começa uma verdadeira dor de cabeça. As imagens que vem à tona são de parques cheios, filas, grandes multidões, falta de mesas em restaurantes, shoppings lotados, lojas bagunçadas e estresse. Uma grande quantidade de problemas.

 

Mas, peraí! As férias deveriam ser para descansar e se divertir, e não para ter problemas, certo? Certíssimo.

 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você evitar contra-tempos como estes durante suas férias na alta temporada:

 

– Chegue cedo aos parques

Se você já visitou Orlando, sabe que a rotina é muito “puxada”. Aqui, a regra é acordar cedo e dormir tarde para poder aproveitar bem o dia e fazer valer todo o esforço ($$). É claro que por muitas vezes, quando o cansaço bate, é difícil manter esta rotina. Ainda mais se houver crianças na família ou grupo.

 

Masss, na alta temporada o esforço para sair da cama bem cedinho é recompensado ao chegar aos parques. Quanto mais cedo você levantar, mais cedo se arrumar e mais cedo chegar aos parques, mais proveitoso será o seu dia. Parece meio óbvio, não é? Mas quando estamos falando das grandes filas de Dezembro, Janeiro e Julho, por exemplo, meia hora a mais ou a menos fará muita diferença no aproveitamento do parque.

 

Chegar ainda antes da abertura para ser literalmente um(a) dos primeiros(as) a entrar, vale muito a pena. Portanto, lembre-se: “descansar em dólar”, JAMAIS! 😉

magic kingdom vazio

– Cuide da sua segurança

Como em qualquer destino turístico do mundo, Orlando também possui alguns pequenos problemas com furtos e crimes contra turistas. Em geral, alguns casos de furtos de que se tem conhecimento, ocorrem em hotéis, estacionamentos e lojas.

 

Em quase 100% das ocasiões, o que faz o furto ocorrer é a oportunidade adquirida. É certo que um ladrão não sai de sua casa pensando “bem, hoje eu vou roubar ou furtar o fulano de tal”. O furto é uma consequência de uma série de fatos que beneficiam quem está ali pronto para cometer o crime. Os casos mais comuns são de furto de malas, bolsas de compras e até bolsas e carteiras.

 

Para que isto não aconteça com você, só tem uma solução: se prevenir. Mas como?

 

No hotel: ao chegar de um dia de compras, vença o cansaço e separe uns minutos para retirar todas as compras das sacolas e guardá-las nas malas. Mesmo que esta não seja a sua arrumação final, é importante não deixar as sacolas à mostra, o que seria um sinal de positivo para quem procura quartos recheados de compras. Além disso, não deixe as caixas e sacolas dentro do seu quarto. Junte todo o “lixo” das compras e o jogue nas lixeiras do hotel. Assim, não ficará claro que você tem produtos novos no quarto e muito menos dentro das malas, que por sua vez devem ficar sempre trancadas.

 

Nos shoppings: se você pretende fazer muuuitas compras (que é o que provavelmente você vai fazer), jamais vá até o carro para deixar a “primeira parte” e volte para dentro do shopping para continuar comprando. Algumas pessoas, quase sempre por não conseguirem carregar tantas sacolas, no meio do dia acabam optando por guardar uma parte das compras no carro. É nesta hora que, após você “rechear” o seu carro de compras e voltar para o shopping, o ladrão vê uma ótima oportunidade de cometer um furto. Ele estará no estacionamento de olho em quem faz isso e em seguida dará um jeito de abrir o seu carro para levar tudo. Isso acontece. Acredite.

 

A dica é levar uma mala de rodinhas para guardar as compras ou conseguir que amigos ou familiares ajudem com as sacolas. Assim você só precisará voltar ao carro quando de fato tiver finalizado seu dia de compras.

DSC_0019

Nos estacionamentos em geral: os mesmos cuidados que se deve ter nos shoppings, se aplicam aos estacionamentos de lojas, parques, mercados e restaurantes. Evite deixar mochilas, bolsas, aparelhos eletrônicos e quaisquer outros objetos à amostra dentro do carro. Ao sair, verifique se pegou todos os seus pertences e objetos de valor. Lembre-se: quem vai furtar está esperando uma OPORTUNIDADE. Se você não der, nada irá acontecer.

 

Todas estas medidas devem ser tomadas inclusive nas baixas temporadas (se é que isso ainda existe), mas nos meses mais cheios como Dezembro, Janeiro, Julho e Agosto, a atenção precisa ser redobrada.

 

– No calor (o que fazer para amenizar)

 

Se a sua viagem estiver marcada para os meses de Junho a Setembro, provavelmente passará maior parte do tempo em Orlando com a sensação de calor. A coisa fica ainda mais intensa em Julho e Agosto, que são os meses mais quentes do ano por aqui. E o calor é coisa séria mesmo. Temperaturas podem chegar aos 40 graus. Sim, aqui também ligam o “maçarico” do sol. Nos parques, onde a maior parte do passeio é a céu aberto, isso pode se tornar um verdadeiro sofrimento.

 

Mas tenha calma. Siga as dicas a seguir e amenize o transtorno com o calor:

 

É fundamental a hidratação. Leve muitas garrafinhas com água ou esteja preparado para comprar nos parques (mais caro do que levar suas próprias). Leve sempre um boné ou chapéu para se proteger do sol. Óculos escuros são fundamentais, pois o sol brilha forte na Flórida, que é conhecida como o Sunshine State. Escolha bem os locais onde fará suas refeições. Alguns restaurantes possuem mesas ao ar livre e isto pode ser muito incômodo nas altas temperaturas.

 

Procure visitar as atrações abertas logo no período da manhã ou à noite. À tarde, procure as atrações fechadas, pois o ar condicionado será um verdadeiro amigo. Use roupas leves como shorts, camisetas e até um par de havaianas pode ir muito bem na sua mochila, para quando o calor nos pés também atrapalhar.

 

Veja na foto abaixo, um exemplo de roupas leves para usar nos dias quentes.

roupas leves no verao

– No frio (o que fazer para amenizar)

 

Dezembro e Janeiro são os meses de altíssima temporada. A cidade fica lo-ta-da! Até aí tudo bem, pois se você escolheu estes meses para viajar, provavelmente é porque já sabe o que irá encontrar. Talvez o que você não saiba é que apesar do frio, a Flórida não se comprara a nenhum outro estado americano. Para quem está habituado ao inverno no Brasil, que praticamente não existe em alguns locais, o frio de 5 a 15 graus pode incomodar. E muito.

 

De uma maneira geral, os dias serão ensolarados, com baixas temperaturas logo cedo, aumentando um pouco no horário do almoço e caindo bruscamente no início da noite. A dica é se vestir em camadas. Dá para sair do hotel de casaco, mas provavelmente você irá tirar por volta de meio-dia. Mas quando a noite cair, o frio volta. Aí você deve estar preparado. É sempre bom também ter luvas e um gorro. Se for dos mais “friorentos” um cachecol também ajudará bastante.

 

Veja na foto abaixo, um exemplo de como se vestir confortavelmente no inverno.

roupa de inverno

– Restaurantes

 

Orlando é conhecida mundialmente pelos parques temáticos. Isso não é segredo para ninguém. Mas como qualquer outro lugar onde as pessoas passam suas férias, não poderia deixar de haver bons restaurantes na cidade. A cada ano mais e mais opções surgem, fazendo com que os arredores dos parques fiquem cada vez mais cheios de opções gastronômicas para todos os gostos (e bolsos).

 

E na alta temporada, seja qual for o mês, conseguir um lugar em um bom restaurante não é tarefa das mais fáceis. É claro que os melhores são os mais disputados, mas se você não fizer questão e não quiser pagar pela exclusividade, sempre haverá restaurantes vazios, onde é só chegar, sentar e comer.

 

Mas se a ideia é conhecer os melhores, fazer reservas é fun-da-men-tal. Os mais concorridos são sempre os que oferecem refeições com personagens. Estes, localizados dentro dos parques (principalmente os da Disney) e dentro dos hotéis, em alguns períodos requerem reservas com até 6 meses de antecedência. Isso mesmo. 6 MESES!. E mesmo que o seu caso não seja um café da manhã na companhia de Mickey ou Cinderela, há necessidade de se antecipar para conseguir mesas.

 

Os restaurantes temáticos T-Rex e Rainforest Café, por exemplo, ambos em Downtown Disney, são bastante disputados. Não deixe de fazer a reserva antes mesmo de sair do Brasil.

restaurante

– Horários alternativos

 

Você deve estar se perguntando: se todo mundo tem acesso às mesmas informações, como é que pode haver algum horário alternativo para se fazer alguma coisa em Orlando?

 

Simples. As informações estão aí sim, mas nem todo mundo usa da melhor maneira. Seja por falta de tempo, preguiça ou simplesmente por gostar de passar “perrengues”. A maioria das pessoas simplesmente não se planeja. Assim, quem tem um pouco de paciência consegue aproveitar melhor os dias em Orlando.

 

Um exemplo de programação alternativa é encarar um parque em um dia de chuva, enquanto 90% das pessoas estarão nos shoppings. É claro que o ideal é aproveitar os parques em dias ensolarados, mas um dia chuvoso pode apresentar uma ótima oportunidade. Em Orlando, normalmente, as chuvas não duram o dia inteiro. Então, é perfeitamente possível fazer as atrações “indoor”, ou seja, cobertas, no período da manhã e quando a chuva passar, visitar as atrações ao ar livre. Ou vice-versa de acordo com a chuva.

 

Este cenário não é o ideal, mas é uma belíssima alternativa. Os parques ficam incrivelmente mais vazios em dias de chuva. E o seu amigo guarda-chuva vai ser um grande aliado.

 

Veja nas fotos abaixo um dia de sol e um dia chuvoso na alta temporada. Ambas em Janeiro.

DSC_0111

dia chuvoso no parque epcot

Se você conseguir tomar algumas destas medidas nas suas férias na alta temporada, as chances de ter problemas serão bastante reduzidas. Organize-se sempre. Procure viajar com o máximo de informação e com tudo o que for possível já planejado.

 

No final, tudo dará certo. 😉

 

Até o próximo post!

 

Baixe AQUI nossos fascículos gratuitos com a descrição completa e detalhada das principais atrações dos parques de Orlando.

 

Vem com a gente no INSTAGRAM

 

Clique aqui para saber como ter dicas e conteúdo exclusivo e personalizado para sua viagem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.